Como fazer pudim

A maneira de fazer pudim como sobremesa tem um costume de longa data. Em geral, é uma sobremesa, geralmente aquecida, mas algumas variações também são frias.

Fazer pudim

www.pixabay.com

1 - Use essa técnica para fazer um pudim frio. O pudim pode ser de vários tipos, mas simplificaram o termo para uma sobremesa fria, parecida com um creme. Esta receita foi simplificada para ser o mais simples possível, mas há  estratégias se você decidir descobrir variações de textura ou sabor.


Esta receita pode ser feita sem ou com chocolate derretido. Se decidir não usar o chocolate, você pode aumentar o extrato de baunilha para 2 colheres de chá (10 ml) para obter um sabor mais forte.


Esse pudim leva pelo menos uma hora para se soltar e engrossar. Recomenda-se um mínimo de 4 horas se você planeja servi-lo como sobremesa.


2 - Decida se quer ou não usar amido de milho ou gema de ovo. O mais correto é utilizar estes materiais para engrossar o pudim. O amido de milho é simples de usar e é uma escolha de primeira para novatos na cozinha ou com pouco tempo.

As gemas de ovo são finas e podem estragar um pudim se forem demasiado cozinhadas, no entanto oferecem uma textura mais rica. 


3 - Misture coletivamente o açúcar, o sal e o amido de milho. Use uma panela, mas descarte-a por enquanto. Combine ½ xícara (cem g) de açúcar e ⅛ (uma pequena pitada) de sal.

Se estiver a utilizar amido de milho, misture ¼ de chávena (30 g) do mesmo como se o estivesse a utilizar corretamente. Use um batedor quando tiver um, pois ele estará disponível e acessível no próximo passo.

4 - Bata lentamente o leite. Cerca de ¼ de chávena (60 ml) de leite num movimento fino para evitar que fique pegajoso, batendo-o com os componentes secos.

Quando o agregado não estiver pegajoso, deite 2 ¾ chávenas (660 ml) de leite e bata até ficar homogêneo.
Se tiver um liquidificador, pode partir este agregado até ficar mais fácil.


5 - Bata as gemas de ovo numa tigela separada. Se estiver a utilizar gemas de ovo, separe-as das claras e bata-as durante 30-60 segundos numa tigela grande e separada.
Lembre-se de que pode não haver necessidade de gemas de ovo se utilizar amido de milho.

 

6 - Aqueça lentamente até ferver, depois adicione o chocolate. Aqueça a mistura na grelha do fogão em médio-baixo. Mexa e raspe os perímetros de vez em quando para evitar formar uma pele ou queimar o leite.

Após cerca de dez minutos, a mistura deve estar suficientemente espessa para cobrir a parte de trás da sua colher de mexer.  

 

7 - Continue a aquecer, de acordo com a receita. Este passo varia o espessante que utilizar:


Se utilizar amido de milho, mantenha o lume e mexa até ferver. Reduza o lume e cozinhe em lume brando durante 2 ou 3 minutos ou até engrossar ligeiramente, depois retire do lume.
 

Se utilizar gema de ovo, retire o leite do lume assim que tiver engrossado e, em seguida, adicione-o num movimento muito fino à mistura de ovos, mexendo constantemente.

 

 

8 - Retire do lume e junte a baunilha. 1 colher de chá (5 ml) de extrato de baunilha irá proporcionar um sabor agradável, quer esteja ou não a usar chocolate. Mexa bem, porque mexer também pode evitar a formação de bolhas e pele, apesar de o agregado continuar quente.

 


    
9 - Finalmente, até estar preparado para experimentar. Coloque o pudim na tigela de creme ou deixe-o dentro da panela. Leve à geladeira por uma a três horas antes de ingerir, ou até engrossar. Guarde-o no congelador até estar preparado para o deguste.





Postar um comentário

0 Comentários